Patriots Day (2016)
Eu comecei a assistir esse filme com uma certeza: “propaganda americana”, e por isso eu já tinha em mente que ia ter que engolir e ignorar algumas coisas.
Em suma, o filme mostra os acontecimentos durante os atentados à Maratona de Boston, em 2013, e as horas (e dias) subsequentes até a captura do segundo suspeito.
Como já é comum em filmes sobre Boston, a cidade tem um papel muito importante. Sabe-se que a população de Boston é muito unida, então isso é motivação e solução em muitos pontos da história.
Muitos dos personagens do filme são baseados em pessoas reais, com algumas excessões, incluindo o personagem principal, Tommy Saunders, interpretado por Mark Wahlberg (aka Marky Mark and the Funky Bunch, nativo de Boston e irmão de Donnie Wahlberg, que esteve em “Band of Brothers” e também no New Kids On The Block - true story).
Americanismo à solta no filme, ele também faz questão de mostrar como os 2 terroristas eram imersos na cultura americana e cidadãos aparentemente normais, mas paranóicos e defensores de teorias da conspiração, deixando de a motivação já corriqueiramente exibida no cinema, afinal os ataques não foram suicidas.
Enfim, interessante, mas nada mais que isso.
Nota (de 0 a 5): 3 (se não pelo filme, memória dos que a ali sofreram)