Quase 20 anos atrás, o Belle & Sebastian tocou Minha Menina no Free Jazz Festival (que depois viria a ser o SAUDOSO Tim Festival). Naquele dia também tocaram Grandaddy e Sigur Rós. Tem horas que eu gostaria ter nascido na década de 80.

Dessa passagem pelo Brasil também tem uma entrevista deles no Jô que foi parar em um DVD, o Fans Only, que saiu lá pra 2003.

Lembro de assistir essa entrevista no DVD quando era adolescente (afinal em 2001 eu tinha 10 anos e não ouvia B&S) e pensar “caramba, esse bando de escoceses deve tá achando muito engraçado esse programa de entrevistas com um comediante que fala inglês e uma banda de jazz”. Obviamente eu não conhecia o formatinho dos late shows norte-americanos e britânicos dos quais o Jô se inspirava.

Nessa entrevista tem um momento, logo no começo, em que o Jô pergunta se todos eles se revezam no vocal (ele diz “you all take turns on the microphone?”, o que, IMHO, não é uma boa escolha de palavras) e o Richard responde “I’m the drummer”. Isso me lembrou outra história…

A história de quando o Richard foi esquecido em um Walmart no meio de uma tour pelas Estados Unidos e a banda pediu ajuda no twitter pra conseguir achar o cara e levar até o próximo show da turnê. Saiu na Pitchfork na época, aqui.