From The Basement
Um dos caras responsáveis pelo som que o Radiohead tem é o Nigel Godrich. E entre a dezena de discos do Radiohead que ele ajudou a fazer e outros trampos com U2, Beck e até Pavement, Nigel criou um negocinho chamado From The Basement.
Os mais fãs de Radiohead vão lembrar do nome por conta das versões do In Rainbows e do King of Limbs gravadas no formato que é, em suma, uma gravação ao vivo das bandas, sem plateia, mais com a maior identidade e energia possível.
Na época o negócio foi lançado como webserie e como podcast, teve duas temporadas (ou “series”, como eles chamam no Reino Unido) de episódios que misturavam performances de vários artistas em um programa só. Muita coisa do zeitgeist do começo e meio dos 2000s passou por lá.
Mas aí vem a notícia boa! Em fevereiro desde ano surgiu um canal oficial no YouTube que está postando essas performances. E hoje eu esbarrei numa delas que é sensacional!
É White Stripes no momento mais surfação de onde da carreira numa linda performance.
A estética é meio cinquentista, com um quê de V de Vingança, que era uma das coisas mais legais do White Stripes. Era um gimmick mas era maneiro demais! E vale um salve especial pra performance da Meg nessa música que parece que tá possuída por algum alien de MIB II.
A parte da música que você não lembra é um cover daquelas paradas de Captain Beefheart que ninguém ouve mas que todo mundo fala que é a maior influência do mundo. Diferente do Hall & Oates que é influência mas todo mundo ouvia, só que 40 anos atrás.
Enfim!
Resumindo, cola lá no canal, veja esse e outros vídeos e lembre como 2007 era bom.